Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

domingo, 9 de maio de 2010

O primeiro Corvette de Jay Leno


Artistas e esportistas são reconhecidamente entusiastas de automóveis de grife. Nos dias de Gary Cooper e Clark Gable, Dusenbergs eram os carros de quem era alguém. Várias gerações mais tarde e fabricantes e modelos deixaram de existir dando lugar ao novo. Algumas celebridades contemporâneas são realmente fanáticas por carros. O comediante Tim Allen constroi street rods como hobby além de ser sócio numa equipe de corrida professional. O jogar de baseball aposentado Reggie Jackson tem uma coleção enorme de musclecars da Chevrolet. E, claro, Jay Leno é mundialmente famoso pela sua coleção bem eclética (por falta de outro termo melhor) bem como sua paixão e conhecimento do que é bom no mundo das quatro rodas.

Existem alguns fatores que separam a coleção de brinquedos do Leno das demais. O seu gosto é bem diversificado com aproximadamente 60 motos e uns 100 carros incluindo uma meia dúzia de Duesenbergs, vários Bugattis uma variedade de automóveis movidos à vapor, alguns musclecars das décadas de 50, 60 e 70, um Cobra 427 autêntico, alguns lamborghinis com o Countach, dois Miuras (um ex do Dean Martin) e um Espada além de diversos outros carros como Jaguar, Mercedes e até Japoneses.

Leno na sua garagem, notem o Fulie 1957 atrás do C5

Mas ao contrário da maioria das celebridades, Leno realmente trabalha nos seus carros, os restaurando, dirigindo e passando tempo com eles junto com 4 empregados em tempo integral que trabalham para cuidar da sua coleção que fica em Burbank, Califórnia. Leno tem todo o tipo de ferramental em sua oficina inclusive uma impressora 3D para fazer moldes de peças que não existem mais. Ele já restaurou motores em linha de 8 cilindros da Bentley até sistemas à vapor dos infames Stanley Steamers. Jay acredita que não importa quão raro seja o automóvel, quão velho ou valioso, o prazer está em realmente dirigi-los o que ele o faz regularmente. Não é, inclusive, incomum vê-lo parado num acostamento da Califórnia à espera de ajuda quando as coisas não dão, digamos, muito certo.

Portanto, nós ficamos completamente chocados quando descobrimos que um fanático da vida toda, como Jay Leno, nunca teve um Corvette até recentemente. Leno comprou um C5 cupê 1999 Azul metálico com interior cinza claro e, claro, câmbio manual de 6 marchas. Naturalmente, como todo o dono de Corvette e Harley Davidson, Leno deu sua pitada de customizada no carro, nada dramático porém de acordo com sua vontade. Um dos grandes problemas em ser famoso é a falta de privacidade, dessa forma resolveu lidar com uma empresa que está acostumada à trabalhar com pessoas famosas e respeitar sua privacidade: Corvette Mike que foi o mesmo lugar que nos vendeu o nosso Stingray 1972. A Corvette Mike tem também uma bela oficina e professionais apaixonados e entendedores de Corvette.

O Corvette 1999 de Leno na frente da Corvette Mike

Leno não queria exagerar com o seu C5. Ele apenas queria pequenas mudanças para apimentar um carro que já é muito bom original de fábrica. As rodas foram trocadas por rodas cromadas, um novo silenciador B&B Tri-flow em aço inoxidável com sistema cat-back foi instalado. Um novo coletor de ar da RM Racing, um chip da Hypertech Power, tapetes com logo do C5 da Lloyd Mats, acabamento interno das portas em cromado da Big Bike, uma placa traseira de escape para C5 (nós tinhamos isso no nosso C5 2001) e uma moldura melhor para fixar a placa traseira. Todo o trabalho foi efetuado por Carl Pugh e Robert Henke (mecânicos da Corvette Mike) com a supervisão de Mike Patterson o gerente de peças.



Carl Pugh reprogramando os paramêtros do ECM do C5.

Carl instalando o escapamento da B&B



Colocando a plaquinha com o logotipo do Corvette entre os escapamentos


Carl em ação trocando o sistema de admissão de ar por um com menor restrição


Naturalmente, o frame da placa junto com o logotipo da grife Corvette Mike


O acabamento da porta cromado


Tapetes da Lloyd

Henke instalando as rodas cromadas


O apresentador do Tonight Show mantém a sua coleção de carros, motos e caminhões raros dentro de 2 galpões em Burbank bem perto do aeroporto e à poucos minutos dos estúdios do canal NBC onde ele trabalha.

O que realmente fez com que Jay Leno se apaixona-se pelo Corvette foi um convite da própria GM para dirigir um pace car em Indianápolis, na época um Chevrolet Monte Carlo. Depois disso, ele foi convidado para conhecer a fábrica do Corvette e ficou impressionando com sua qualidade e engenharia. E então fez como todo mundo que conhece o carro: Preciso comprar um Corvette! Muitos dos amigos de Leno tiveram Corvettes e ele sempre pedia emprestado para andar na época que não podia comprar um. Então, finalmente teve sua vontade e comprou um. Antes tarde do que nunca.

Quando Jay era moleque ele trabalhava calibrando odômetros numa concessionária Ford em Andover, Massachusetts. Jay olhava sempre os Corvettes que passavam por perto da concessionária e sonhava em ter um. Jay diz que sempre guiou tudo de bom da Europa e tem vários carros Europeus, mas em termos de qualidade de fabricação ele acha que o Corvette é tão bom quanto ou melhor. "Alguns anos atrás, todo mundo comprava motos Japonesas e nínguem queria uma Harley. Agora as Harley tem muita qualidade, são fortes e tem bastante potência. E a mesma coisa se aplica ao Corvette: tem nome e uma bela história só que hoje em dia é um tremendo automóvel, e eu realmente gosto de carros Americanos!"

Porém, a maioria dos carros de sua coleção são de antes da Segunda Guerra Mundial. Em termos de Corvette, Jay gosta dos clássicos também. Os preferidos são os 1962s, o 1957 com injeção e os 1965s. Porém o 1957 é o seu favorito já que o remete aos tempos de colegial quando um amigo comprou um 1956 usado por $600 Dólares (detalhe Leno estava no Colegial em 1968). Todos, inclusive Leno, acharam $600 um roubo para o carro e depois descobriram mais tarde que realmente estavam enganados à respeito.

Leno gosta tanto dos Corvettes que é o que ele mais dirige: pelo menos duas vezes por semana. Porém com tantos carros, ele precisa exercitar todos o que mostra quanto o Corvette significa para ele.


Leno é um cara bem acessível e realmente ama automóveis, é um entusiasta verdadeiramente hardcore. Geralmente esta vestindo uma calça Jeans e tem uma sujeira de óleo em algum lugar. Jay Leno deve ser um dos donos de Corvette mais famosos do mundo, mas antes de tudo ele é realmente um de nós: um apaixonado por Corvettes!

5 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

É um cara sensacional, sempre alegre, me parece sempre disposto a atender os fãs, adoro esta carroceria do 99, as modificações são muito legais, só não gostei destas rodas cromadas....

Adalberto Camargo disse...

Pra mim o C5 foi o menos importante dos Corvettes. Nao sei, algo pessoal.
E esses detalhes cromados ficaram meio cafonas mesmo.
Mas a garagem dele eh sensacional. Tenho muita vontade de dirigir esses carros pre-guerra.
Mas, CS, ele nao tem um ZR1?

Abracos e parabens, o blog esta fantastico nas informacoes.

VAMODOIDO disse...

Respondendo ao amigo, ele tem o ZR1 VIN 000001. Ou seja, o primeiro ZR1 feito pra venda. Vi no video sobre o ZR1 do Jay Leno, um cyber Gray...

Carlos Scheidecker disse...

Isso já publicamos aqui http://corvettebrasil.blogspot.com/2010/04/zr1-do-jay-leno.html

Joel Gayeski disse...

Faço coro com o Adalberto, não gosto do C5, acho um tanto sem sal.

Mas o Mr. Leno é um cara de se tirar o chapéu mesmo.