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quinta-feira, 24 de março de 2011

Callaway B2K


Antes mesmo de ter oferecido o ZR-1 de quarta geração, a GM ofereceu um pacote (RPO) chamado B2K que era o Corvette twin turbo de Callaway.


Aqui, um modelo de 1989 que foi o primeiro ano do câmbio de 6 marchas da ZF para o C4.


Todos os C4 têm esse etiqueta com os RPOs, notem o mágico número B2K.

1989 foi o último ano do interior original do C4 mas o primeiro ano do ZF 6 marchas, aleluia Santo ItalicMcLellan!

Um ótimo lugar no C4 para se colocar o filtro, garantia de ar frio alimentado pelo spoiler.

O L98 já era bonito, com os duplos intercoolers e turbinas ficou irresistivél.








Reeves Callaway ficou famoso por ter turbinado um motor Alfa Romeo V6 e ter conseguido uma tremenda durabilidade para a Alfa o que chamou à atenção da GM que pediu à ele fazer o mesmo com o Corvette. O Alfa V6 turbinado foi testado pela GM como parte do programa de testar carros de concorrentes. Anteriormente a GM tinha brincado com dois protótipos de Corvettes turbo um com motor V6 e outro V8 mas com resultados não bons o suficiente para justificar à produção, mesmo porque foi antes da revolução eletrônica de gerenciamento de motor. Então o engenheiro chefe do Corvette na época, Dave McLellan (que sucedeu Duntov e depois iria criar o ZR-1 e trazer o câmbio de 6 marchas ZF para o C4) deu luz verde ao projeto de Reeves Callaway que depois iria ficar muito famoso por modificar Corvettes.

O primeiro modelo de 1987, também pintado de vermelho
O primeiro B2K exposto no Corvette Museum.


A plaqueta da Callaway no console. Os comandos abaixo são do espelho (meio) e dos bancos elétricos do lado e faziam parte do primeiro design do interior do C4.

Os charmosos dutos NACA de cada lado do capô do carro.

Bonito poder ver um motor twin-turbo sem um monte de coberturas de plástico.

As turbinas do carro eram 2 Garrett Rotomaster T04 Compac com 10.8 psi de pressão e 7 lâminas e tinham intercooler separado para cada uma. A turbina tinha pequeno diâmetro mas com sistema de escape maior. O sistema de injeção foi modificado pela Callaway a partir do original port fuel system do Corvette.

As turbinas Rotomaster T04 da Garrett.

Note as 7 lâminas do rotor da pequena e bela turbina.

O primeiro protótipo foi apresentado à GM em Junho de 1986 e tinha absurdos (para a época) 345 hp e se tornou o Corvette topo de linha. Tudo alcançado respeitando as leis de emissão e tendo completa garantia de fábrica. O código da GM para o "opcional" era B2K e era vendido através de alguns dealers da GM. O B2K tem a distinção de ser o único pacote de motorização feito fora da GM (exceto pelo LT5 do ZR-1 feito pela Mercury Mariner) que tenha um RPO de fábrica. Algo que dificilmente será repetido.

Dois exemplares da versão Speedster de 1991.



Produzido de 1987 à 1991 com aproxidamente 500 fabricados tanto em formato cupê quanto corvesível e com uma inédita versão speedster feita no final da produção foi um carro que marcou época e tem seu valor entre os colecionadores. Além da motorização diferente, vários outros equipamentos eram adicionados ao carro como o sistema SEO e Z5G que eram os pacotes de suspensão especial e freios.

Esse belo exemplar do Speedster em amarelo metálico foi comprado por um conhecido na mesma loja onde compramos o Stingray 1972. Aqui o carro ainda na loja.


Em 1987 rodas especiais de magnésio da Dymag Inglesa foram oferecidas com o B2K no começo em 16 polegadas e depois com 17 polegadas. Em 1988 o motor recebeu uma atualização e a pot6encia subiu para 382 hp. Em 1989 uma nova carroceria chamada Aerobody que foi desenhada por Paul Deutschman e baseada no Sledgehammer foi oferecida como opcional. Em 1990 o motor também melhorou para 390 hp e o carro podia ser comprado com o câmbio ZF de 6 marchas (RPO FX3) que era uma novidade do C4 e a transmissão automática já não era mais oferecida como opção. Em 1991, no seu ano final, o pacote B2K rendia 403 hp e o novo speedster foi revelado ao público.


Em 1992 o Corvette já vinha com o novo motor LT1 no lugar do L98 e com isso todo o pacote B2K da Callaway teria que ser reprojetado. Devido à situação e ao ZR-1 foi decidido não continuar e Reeves Callaway passou a fazer seus Corvettes independente da GM. Há um tempo atrás mostramos o Sledgehammer de 1988 que chegou à incrível velocidade de 254 mph (408 km/h).

Notem o interior do carro e o retrovisor acima do pequeno para-brisas.


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